top of page
  • Foto do escritorMariana Veltri

Fui demitida e me descobri empreendedora

Atualizado: 25 de out. de 2023




Hoje começo a coluna de vida empreendedora. Este texto discorreu após uma aula que assisti sobre copywriting, em outubro de 2021. E o escolhi para ser o texto de estreia do Blog Trilhas Online. Ele une um pouco da técnica, uma das especialidades da Trilhas, e também mostra um fato curioso que foi um marco para a criação da Trilhas Online.

Foi algo que aconteceu comigo sobre me posicionar e simplesmente ser desligada da empresa.... É quando realmente começa minha trajetória como empreendedora no digital.

Era coordenadora de redes sociais num canal de TV, escrevia para um blog também. Veio a pandemia, ficamos um período em home office, quando então as redes socais da empresa superengajaram. Depois de um período, a empresa quis que todos voltássemos para o presencial.... só que foi justamente a época de pico da covid-19 e estavam surgindo casos da doença lá dentro.

Pelo corredor da empresa, um monte de gente achando um absurdo a situação. Chegou meu chefe, ninguém se pronunciou... Fui conversar com ele, para que revisse isso, eu mesma não estava me sentindo segura em estar presencialmente.


Estava com meus pais em casa, ainda não tinha previsão de chegar a vacina e até porque meu trabalho dava para desenvolver a distância... Ele simplesmente surtou: mandou eu ir embora e voltar só em fevereiro desse ano (isso era dezembro de 2020).

Sabia que aquilo era uma porta para não voltar... “Meu mundo caiu”... problemas pessoais na minha família estavam acontecendo... eu precisava daquele trabalho. Na hora que acontece a gente se sente insegura, seja com o resultado que estava desempenhando ou porque o mercado de trabalho prioriza os estagiários.


Foi então que tive uma clareza... até então não tinha imaginado o que fazer com o meu trabalho, a não ser aplicá-lo em redes sociais de empresas ou veículos de comunicação.

Resolvi assistir uma live de curso de social media e percebi que muita gente aprendia a fazer o que eu já sabia e que eu poderia me tornar empreendedora... Em uma semana de curso já estava com cliente na França, me vi tendo que fazer um perfil para me divulgar como social media, eis que nasce o perfil TrilhasOnline.


Na sequência, vieram outros clientes, a cada mês, um contato novo e resolvi então consolidar minha agência.

Estava me organizando, planejando mais cursos... quando chegou final de fevereiro deste ano... a empresa me chamou de volta... meu olhar já era outro, minhas prioridades haviam mudado, estava com uma postura totalmente de empresária. A própria empresa estabeleceu que eu fosse apenas uma vez por semana e ficasse dois outros dias da semana disponível em home.

O ano foi passando, ganhei um quadro num programa, mas não estava me sentindo inteira... A área de Comunicação não tinha espaço lá dentro. Até que chegou setembro (de 2021), meu chefe conversou comigo que ia fechar o canal e que agora ele ia ter que me dispensar, que eu teria mais um mês de trabalho, mas em março de 2022 eu voltava em outro canal da empresa... Oi???? Pela segunda vez passar por isso...

O que quero dizer é que dessa vez estou muito mais fortalecida, com clientes chegando, me atualizo sempre com cursos de especialização, o que tem me dado ideias para uma nova etapa dessa minha trajetória de empreendedora e estou com tanta clareza, que não tive em 5 anos como social media dentro de uma empresa!

Um aparte: Me perguntam se eu tenho mágoa disso. Nem um pouco! E pra quem não sabe, meu chefe continua em contato comigo, me liga sempre que dá.

Reflexão: Uma das coisas fundamentais numa relação de trabalho é a transparência. Nada vai te derrubar se você agir com verdade e sabedoria.

Em breve... cenas do próximo capítulo!!!! 😉 Sejam muito bem-vindos ao Blog da Trilhas Online!





 

Mariana Veltri – jornalista e estrategista de conteúdo, criadora da Trilhas Online

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page